top of page

Fertilização:

Fertilizantes ou adubos (sintéticos ou orgânicos) são qualquer tipo de substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais (geralmente as folhas) para prover um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.

  • Fertilização química:

A fertilização química se caracteriza como um método de introdução de nutrientes prontos que necessário para o desenvolvimento das plantas (nitratos, nitritos, fosfatos e potássios). Esse processo se apropria de fertilizantes artificiais que são pulverizados no solo para suplementar a disponibilidade de substâncias essenciais para as plantas, equilibrar as perdas de nutrientes do solo e manter boas condições para o desenvolvimento das plantas.

 

  • Fertilização orgânica

“A fertilização orgânica se trata de qualquer substancia que é aplicada ao solo ou tecidos vegetais com intuito de beneficiar o desenvolvimento de plantações, e assim melhorar a produção, fornecendo nutrientes essenciais para que isto ocorra. (Wikipedia)”

Se caracteriza como fertilização orgânica o método que utiliza de fertilizantes naturais para a nutrição do solo. São chamados de fertilizantes naturais aqueles que derivam de origem vegetal ou animal, como esterco de animais ou borra de café, por exemplo.

 

  • Vantagens e desvantagens:

- Fertilização Química:

A fertilização química a pesar de causar desequlíbrios nutritivos que geram problemas na fertilidade do solo, mesmo que contaminem corpos d’ águas por aumenta a taxa de matéria orgânica na água desencadeando o processo de eutrofisação, o processo é o mais utilizado pela agricultura brasileira, pois ele permite a mais fácil e rápida absorção dos fertilizantes pelas plantas, assim, possibilitando que a produção agrícola seja mais eficiente (maior velocidade, maior quantidade de produtos e menores ofertas de preços).

 

- Fertilização Orgânica:

O fertilizante orgânico é mais indicado por ser e ter um processo mais natural. Com ele o solo fica mais enriquecido. Aumenta a resistência das plantas às doenças e pragas e consegue aumentar também a capacidade do solo para armazenar água.

O crescimento da população de organismos vivos úteis para o ecossistema, como as minhocas, besouros, fungos e bactérias benéficas acaba sendo outra vantagem para o equilíbrio e a saúde ecológica. O nível nutricional e de sais minerais entre o produto orgânico é maior se comparado com o convencional.

No entanto, a fertilização orgânica é um processo mais demorado que a fertilização química . Tanto em sua fabricação quanto em sua aplicação. O tempo de decomposição do adubo para liberar os nutrientes é alto e não é possível dimensionar exatamente o quanto de adubo deverá ser colocado para suprir as necessidades específicas de uma determinada área.

bottom of page