top of page

Ao imaginarmos uma planta qualquer, provavelmente esta seria verde, pois é o mais comum que a maioria das pessoas estão acostumadas a ver. Essa cor verde é pigmentada pela chamada clorofila. A clorofila é o que possibilita a parte da fotossíntese em que a planta absorve os nutrientes adquiridos com a luz solar. Ou seja, é um elemento essencial para a vida das plantas. A composição química que possibilita o funcionamento da clorofila será apresentada a seguir.​

Estrutura química da clorofila

Clorofila:

As clorofilas são moléculas formadas por complexos derivados da porfirina (moléculas orgânicas com uma estrutura geral de macrociclo tetrapirrólico, ligados por ligações metínicas, que possui no seu centro um espaço apropriado para acomodar um íon metálico), tendo como átomo central o Mg (Magnésio).

 

Foi descoberto pelo quimico Richard Willastatter, que há semelhanças entre a clorofila (o “sangue verde”, das plantas) e a hemoglobina, que é o pigmento dos glóbulos vermelhos do sangue dos humanos. A hemoglobina é composta por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, agrupados em torno de átomos de Ferro. A clorofila tem a mesma estrutura, porém é envolta de átomos de Magnésio.

 

Elementos químicos que compõe a Clorofila:

Mg - Magnésio

N - Nitrogênio

C - Carbono

H - Hidrogênio

O - Oxigênio

 

O nitrogênio é, depois do C, H e O é o elemento mais demandado pelos vegetais. Parte da quantidade de N requerido pelas culturas pode ser suprida pelo solo, no entanto, em muitas situações o solo é incapaz de atender toda a demanda por N, tornando-se necessária a fertilização nitrogenada.

 

bottom of page