AGRICULTURA – A ESTRUTURA DA CLOROFILA E MODELOS DE FERTILIZAÇÃO
População mundial e as necessidades de expansão da agricultura:
Por diversos motivos, a população mundial vem aumentando com o tempo. Hoje em dia a população mundial é cerca de 7 bilhões de pessoas, e por exemplo, uma estimativa feita pela Fao-Sofa (1998) diz que mais de 26 cidades no mundo terão mais de 10 milhões de habitantes. Para sustentar toda essa população que cresce a cada dia é preciso ter uma boa produção (e distribuição) de alimentos, e a agricultura é um dos principais meios de produção para isto. De acordo novamente com a Fao (1998), “seria necessário importar pelo menos 6000 toneladas de alimentos por dia. Dessa crescente urbanização, além do fornecimento de alimentos, resultam outros problemas como a preservação ambiental e a oferta de empregos.” (retirado do texto “Agricultura orgânica em áreas urbanas e periurbanas com base na agricultura”).
Grande parte da população em vários lugares do mundo têm se concentrado nas áreas urbanas devido a oferta de emprego, disponibilidade de alimentos, recursos como hospitais, escolas, etc. Grande quantidade de pessoas atualmente se deslocam para as cidades devido justamente á falta destes recursos presentes nas cidades no campo. Isso além das dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar, como falta de acesso ás tecnologias necessarias, sendo assim, impossível de competir de certa forma com as grandes produções agrículas.
A agricultura tem uma extensão nas cidades, mesmo que pequenas, existem produções nas áreas urbanas. Os países menos desenvolvidos têm menos acesso á tecnologias mais avançadas na gricultura, e menos produção do que o necessário. Não somente países, mas muitas pessoas não tem acesso à alimentos. É necessario aumentar a produção agrícula em alguns lugares, e melhorar a distribuição de alimentos.