top of page

Odoyá - Curta-metragem de Ficção (em realização)

Idealização e Direção

Teaser

Resumo:

Odoyá é um projeto de curta-metragem ficcional, de aproximadamente vinte e seis minutos, realizado como qualificação para o Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac.

O filme conta a história de Maiara, uma jovem de 25 anos que visita sua avó, Jurema, após um pressentimento ruim. A convivência entre as duas traz uma nova percepção de mundo para Maiara e, ao fim dessa trajetória, a passagem de sua avó a aproxima ainda mais de suas raízes, abrindo caminho para novos rumos e percepções.

O projeto propõe uma perspectiva sobre a vida e a morte como algo cíclico e natural, levando em consideração toda atmosfera dos Orixás, Entidades e uma relação mística e de igualdade com a natureza. Além disso, pretendemos valorizar e amplificar culturas populares e as tradições dos povos originários brasileiros, em especial, a caiçara.

Sinopse:

A partir de um pressentimento ruim, Maiara decide visitar a casa de sua avó, Jurema, no litoral. Chegando lá tudo parece bem, mas a jovem começa a ter visões que a deixam intrigada, decidindo então ficar na casa por mais alguns dias.

A convivência as aproxima e Jurema transmite à neta uma percepção de mundo completamente singular, baseada em seus ideais umbandistas e raízes caiçaras. Maiara passa a perceber naquela cidade e no mar que a rodeia, um espaço de origem e ancestralidade - já que foi sobre aquela terra que toda sua família cresceu e viveu. 

Certa manhã, Maiara acorda após um sonho inusitado e não encontra Jurema preparando o café como de costume. A guia de sua avó se desmancha em suas mãos e um vento forte sopra - o aperto no peito some e ela entende enfim o motivo do pressentimento que vinha carregando, a passagem de sua avó. Esse momento marca o início de uma nova trajetória para Maiara, de reconexão com seus antepassados e com toda a história que carrega em suas veias.

bottom of page